Tarefa: Identificar as Partes Interessadas
Identificar e documentar todas as pessoas ou organizações que tenham interesse ou podem ser afetadas pelo projeto. Devem ser registradas as informações relevantes sobre os seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto.
Disciplinas: Iniciação
Finalidade
Identificar e documentar todas as pessoas ou organizações que tenham interesse ou possam ser afetadas pelo projeto. Devem ser registradas as informações relevantes sobre os seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Uso do Processo
      Descrição Principal

      Identificar as partes interessadas é a atividade de identificar pessoas, grupos ou organizações que podem ter impacto ou serem impactados por uma decisão, atividade ou resultado do projeto. Elas englobam pessoas e organizações, tais como clientes, patrocinadores, a organização executora e o público que estão ativamente envolvidos no projeto, ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pela execução ou pela conclusão do projeto.

      A fim de se realizar uma gestão efetiva sobre as partes interessadas, é necessário analisar e documentar informações relevantes relativas aos seus interesses, nível de engajamento, interdependências, influência e seu impacto potencial no sucesso do projeto. Desta forma, é possível que o Gerente do Projeto identifique o direcionamento apropriado para cada parte interessada ou grupo de partes interessadas.

      As partes interessadas precisam ser identificadas no Termo de Abertura do Projeto, na Solicitação de Demanda de TI ou em qualquer outro documento que possa descrever partes envolvidas no projeto. Adicionalmente, pode ser realizada uma análise do organograma da área ou do órgão, para entender a hierarquia entre as partes e suas responsabilidades.

      Estas informações precisam ser documentadas em um Registro das Partes Interessadas, que irá compor o Plano de Projeto durante a etapa de planejamento do projeto. Ele deve conter minimamente as seguintes informações:

      • Informações de Identificação: Nome, cargo na organização, localização, informações de contato e papel no projeto.
      • Principais interesses no projeto ou influências nos seus resultados.

      Após identificadas, as partes interessadas precisam ser classificadas em relação ao seu nível de poder sobre o projeto, e também em relação ao seu grau de comprometimento com o projeto. Isto permitirá ao Gerente do Projeto definir a sua estratégia de atuação sobre as partes.

      Esta análise deverá ser feita para cada parte interessada, atribuindo-se uma classificação em relação ao seu grau de influência no projeto (baixo, médio ou alto), de acordo com sua hierarquia ou responsabilidade. Em seguida, é necessário definir o grau de interesse pelo projeto (baixo, médio ou alto), de acordo com as reuniões ocorridas e informações da equipe. Ao representar estas informações numa Matriz de Interesse e Poder, estabelece-se a estratégia para abordagem.

      Para maiores informações sobre a elaboração da Matriz de Interesse e Poder, consulte a Matriz de Interesse e Poder (Guia Operacional).